O QUE É UM TURNAROUND?

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Estaremos apresentando abaixo a abordagem que adotamos para a condução de TURNAROUNDS (RECUPERAÇÕES ACELERADAS), em situações-limite onde essa estratégia se torne necessária.

Ocorre, no entanto, que a grande maioria das empresas e demais instituições que atuam no Brasil sairão do período mais intenso da PANDEMIA com seus parâmetros fortemente comprometidos, o que indica claramente que precisarão passar por um processo de RECUPERAÇÃO ACELERADA, para que possam sobreviver e voltarem subsequentemente a prosperar.

A grande questão é que suas respectivas DIRETORIAS EXECUTIVAS não se encontram, também em sua grande maioria, preparadas para realizar com sucesso um processo desta natureza, lembrando que um TURNAROUND se caracteriza por: “Uma drástica intensificação de esforços gerenciais, muito acima do que conseguiriam fazer administrações convencionais, mesmo que de boa qualidade”.

Por tal razão, recomendamos aos ACIONISTAS OU QUOTISTAS DE EMPRESAS OU INSTITUIÇÕES, a leitura cuidadosa da abordagem que utilizamos para a condução de processos desta natureza, lembrando que as alternativas à sua realização bem sucedida são: encerramento das atividades, venda em condições fortemente desfavoráveis, ou a colocação de um pleito de Recuperação Judicial, de reduzida chance de ser bem sucedida, além de deixar sequelas perenes nos poucos casos em que isso chega a ocorrer, ou então a decretação sumária de uma falência, quando mal sucedida!

Um TURNAROUND constitui uma drástica intensificação de esforços gerenciais, muito acima do que consegue realizar uma Diretoria Executiva convencional, mesmo que de boa qualidade, sendo aplicado a situações-limite, em que as alternativas são o fechamento da empresa, sua venda em condições muito desfavoráveis a seus acionistas, ou a colocação de um pleito de recuperação judicial, de reduzida chance de ser bem sucedida.  

O agravamento muito acentuado da situação econômico-financeira de uma empresa pode  levá-la a uma situação-limite, em que se torna necessária a realização de um TURNAROUND (Recuperação Acelerada), tendo em vista que a única alternativa estratégica à essa opção consiste em realizar uma RETIRADA SEGMENTADA, que é uma forma mais amena a se referira à uma desativação ou venda do negócio, enquanto ainda houver algo a vender, ou a colocação de um PLEITO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL, que, na realidade, constitui uma AUTO-DECLARAÇÃO DE FALÊNCIA.

O diagrama apresentado ao lado constitui uma representação de uma MATRIZ DE POSICIONAMENTO COMPETITIVO, indicando que essas são as duas únicas alternativas estratégicas existentes, quando é atingida essa situação crítica.    

 

O diagrama apresentado ao lado constitui uma representação de uma MATRIZ DE POSICIONAMENTO COMPETITIVO, indicando que essas são as duas únicas alternativas estratégicas existentes, quando é atingida essa situação crítica.

matriz de posicionamento

Ocorre, no entanto, que os PLEITOS DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL tem apresentado reduzidos números de sucesso, pois constituem em sua essência um PLANO DE NEGÓCIOS, instrumento que a maioria das empresas brasileiras nunca chegou a elaborar, com a peculiaridade dramática de propor a suas diferentes CATEGORIAS DE CREDORES, uma redução drástica nos valores que irão receber, o que dilacera em definitivo as relações com esses, que imediatamente passam a exigir o pagamento à vista e até mesmo antecipado, para que voltem a fornecer, o que exige que a empresa pleiteante tenha se preparado, dispondo de uma reserva de CAIXA, o que raramente se torna possível.

Devido à continuidade das mesmas ineficiências que levaram a empresa a grave situação em que se encontram, os PLANOS DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL, mesmo que aprovados originalmente pelos CREDORES e homologados pela JUSTIÇA, raramente são cumpridos, situação em que o JUIZ responsável pelo processo pode decretar a FALÊNCA DA EMPRESA, sem direito a recurso!

Por tais razões, consideramos que a realização de um TURNAROUND (Recuperação Acelerada) seja muito mais vantajoso para os ACIONISTAS DA EMPRESA EM QUESTÃO, pois a sua execução bem sucedida possibilita a recuperação plena de suas operações e o seu reequilíbrio econômico-financeiro.

Temos nos especializado em realizar TURNAROUNDS, situação na qual assumimos integralmente a GESTÃO E GOVERNANÇA CORPORATIVA DA EMPRESA-CLIENTE, mediante a assinatura de um CONTRATO DE GESTÃO CONTRATADA (INTERIM MANAGEMENT).

Caso deseje obter mais informações a respeito desta nossa modalidade de atuação, sugerimos a leitura de nosso artigo de título: “VOCÊ SABE O QUE É UM TURNAROUND? TALVEZ ELE SEJA CAPAZ DE SOLUCIONAR GRAVES DESAFIOS QUE SUA EMPRESA POSSA ESTAR ENFRENTANDO!”, acessível da aba “ARTIGOS” de nosso site. 

× Como posso te ajudar?