Nossa Abordagem para esse fator adverso

Insuficiente identificação e caracterização das QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE existentes no contexto de atuação da instituição, dificultando a focalização e concentração da atuação executiva e gerencial em seu equacionamento.

Uma insuficiente identificação e caracterização das QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE (KSI) existentes no contexto de atuação de uma instituição, dificulta acentuadamente a focalização e concentração da atuação executiva e gerencial em seu equacionamento.

Realizamos a identificação e caracterização dessas questões como parte essencial de nossa metodologia de realização de DIAGNOSES ESTRATÉGICAS.

Para isso processamos as informações colhidas no decorrer da análise de documentos pertinentes, bem como, em especial, a realização de um CICLO DE ENTREVISTAS abrangendo a ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR da empresa ou instituição com a qual estejamos interagindo, bem como um corte transversal de sua organização, chegando até “o chão de fábrica”, assim como com uma amostra significativa de seus CLIENTES, FORNECEDORES e demais STAKEHOLDERS.

As conclusões assim obtidas são a seguir estruturadas e utilizadas para basear a realização de REUNIÕES ESTRUTURADAS DE VALIDAÇÃO, onde sejam colocadas à debate com um elenco de PESSOAS-CHAVE da Organização:

  • as PERCEPÇÕES obtidas e suas correspondentes fundamentações;
  • a identificação das QUESTÕES ESTRATÉGICAS CHAVE e sua caracterização;
  • o delineamento das ABORDAGENS visualizadas para o seu equacionamento;
  • a estruturação de PROJETOS DE AÇÃO visando estruturar o equacionamento de cada QUESTÃO ESTRATÉGICA CHAVE.

Normalmente buscamos representar o conjunto de QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE através de um diagrama, que possibilita visualizar tanto o seu conjunto, como as interrelações que possam existir entre elas.

Apresentamos a seguir alguns diagramas de QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE que foram por nós identificadas em situações empresariais reais:

EXEMPLO REAL DE UM DIAGRAMA REPRESENTANDO O CONJUNTO DE QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE EXISTENTES NO CONTEXTO DE UMA EMPRESA-CLIENTE:

Diagrama de fatores estratégicos para uma empresa
Diagrama de Questões estratégicas chave para uma empresa

EXEMPLO REAL DE UM DIAGRAMA REPRESENTANDO O CONJUNTO DE QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE EXISTENTES NO CONTEXTO DE UMA EMPRESA=CLIENTE:

Uma vez tendo sido identificadas as QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE presentes no contexto da empresa ou instituição, elas devem passar a se constituir no FOCO DA ATUAÇÃO DE SUA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR.

  • com isso estará sendo evitado que a busca de seu equacionamento ocorra de modo “misturado” com a busca de miríades de outras questões, que podem ser até mesmo importantes, porém NÃO DE RELEVÂNCIA ESTRATÉGICA;
  • neste sentido, a experiência mostra que ao concentrar esforços nas questões estratégicas-chave, o direcionamento que seja a elas dado atrairá como que “magneticamente" as demais questões importantes nessa mesma direção, descongestionando a pauta da ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR.

Destacamos nossa percepção de que a inexistência de uma clara identificação das que sejam as QUESTÕES ESTRATÉGICAS-CHAVE que estejam presentes no contexto de uma empresa ou instituição constitui um forte indício de que a sua ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR esteja atuando sem foco, o que pode ocasionar graves consequências para o seu futuro.

Caso considere que esse fator adverso esteja presente na empresa ou instituição de seu interesse, não deixe de responder ao nosso formulário, para que possamos interagir visando identificar como poderemos unir esforços para o equacionamento deste importante aspecto.

Entre em Contato Conosco

× Como posso te ajudar?