Nossa Abordagem para esse fator adverso

Não conhecimento explícito dos FATORES-CHAVE DE SUCESSO do negócio da empresa ou instituição, ou seja, aqueles fatores que sejam determinantes para o sucesso continuado da empresa ou instituição.

Um não conhecimento explícito dos FATORES-CHAVE DE SUCESSO do negócio de uma empresa ou instituição, significa não existir clareza sobre quais fatores são determinantes para o sucesso continuado da empresa ou instituição.

Temos observado com frequência que esse conhecimento não é detido de modo claro em muitas empresas e com isso, deixam de atentar para a necessidade imperiosa de assegurar que tenham sucesso em atende-los, sob pena de se exporem a graves consequências.

A explicitação de FATORES-CHAVE DE SUCESSO não é trivial, pois exige um conhecimento profundo das características estratégicas fundamentais do negócio da empresa ou instituição.

Normalmente identificamos quais são esses fatore-chave no decorrer da realização de uma DIAGNOSE DO CONTEXTO ESTRATPEGICO DE UMA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO.

Essa identificação constitui uma SÍNTESE DE PERCEPÇÕES que sejam obtidas a partir da análise de um grande quantidade de informações obtidas através de interações com os Colaboradores da empresa ou instituição, bem como com uma amostra significativa de seus CLIENTES, FORNECEDORES, ACIONISTAS, bem como todos os demais STAKEHOLDERS.


Constituem alguns exemplos de FATORES-CHAVE DE SUCESSO:

  • CAPACIDADE FINANCEIRA – que caso não exista, deve indicar que a organização não contraia grandes compromissos financeiros, até que consiga obter a capacidade financeira de fazer frente a sua amortização;
  • CAPACIDADE DE DISTRIBUIÇÃO – que é usualmente mais importante do que uma CAPACIDADE DE PRODUÇÃO, pois é muito mais difícil de ser obtida, podendo prejudicar fortemente o lançamento de novos produtos;
  • DISPOR DE RECURSOS HUMANOS CAPACITADOS E COMPROMETIDOS – cuja inexistência em nível suficiente pode colocar a perder qualquer iniciativa;
  • DISPOR DE ACESSO A FORNECEDORES CAPACITADOS E CONSISTENTES – que, caso não existam podem comprometer fortemente o desempenho da PRODUÇÃO;
  • PRATICAR NÍVEL ADEQUADO DE QUALIDADE PERCEBIDA – que, caso seja praticada em nível superior, estará acarretando a ocorrência de custos desnecessários e não sancionados pelos preços que possam ser praticados, bem com o, caso seja praticada em nível inferior, pode provocar perdas substanciais de mercado.

Estes apenas exemplos, sendo essencial que a sua identificação seja realizada de modo estruturado e fortemente fundamentado em função do contexto estratégico em que se encontre inserida a empresa ou organização.

Uma vez sendo identificados e tendo sido obtido um consenso  junto às PESSOAS-CHAVE da empresa ou instituição, quanto aos seus FATORES-CHAVE DE SUCESSO, torna-se fundamental que sejam desenvolvidos esforços estruturados para a sua obtenção, através da execução de PROJETOS ESTRATÉGICOS DE DESENVOLVIMENTO.

A abordagem que utilizamos para a estruturação e a elaboração desses PROJETOS ESTRATÉGICOS encontra-se claramente apresentada em nosso artigo de título: “UM MODELO DE GESTÃO DE ALTO DESEMPENHO”, que pode ser acessado na aba "ARTIGOS" de nosso site..

Caso considere que esse fator adverso esteja presente na empresa ou instituição de seu interesse, não deixe de responder ao nosso formulário, para que possamos interagir visando identificar como poderemos unir esforços para o equacionamento deste importante aspecto.

Entre em Contato Conosco

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?