Acervo de Artigos Publicados

Clique nos ícones para navegar pelas naturezas de conteúdo dos artigos publicados

ÉTICA, UM PRINCÍPO QUE NÃO PODE TER FIM.

Bem vindo prezado leitor! A notável frase que utilizei como título do presente artigo é de autoria de um amigo meu, o Aroldo Mendes Araújo, profissional de comunicação de mão cheia, sendo que a utilizei como título do presente artigo por considerar que nunca esta afirmação se tornou tão pertinente, diante dos tenebrosos tempos que …

ÉTICA, UM PRINCÍPO QUE NÃO PODE TER FIM. Leia mais »

Leia Mais

SUA EMPRESA PODE ATINGIR A PLENITUDE ATRAVÉS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA!

Bem vindo, prezado leitor. Ao final do artigo anterior, mencionei que abordaria neste artigo asprincipais linhas de ação para que uma empresa possa utilizar as Melhores Práticas deGovernança Corporativa e, com isso, adquirir as condições “necessárias e suficientes” paraque possa alcançar a sua Plenitude, atingindo o seu nível máximo de competitividade. Em especial vou destacar …

SUA EMPRESA PODE ATINGIR A PLENITUDE ATRAVÉS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA! Leia mais »

Leia Mais

OS SETE MAUS HÁBITOS DE EMPRESÁRIOS QUE FORAM (OU SERÃO) ESPETACULARMENTE MAL SUCEDIDOS

Bem vindo prezado leitor! Normalmente procuro abordar os temas a respeito dos quais tenho escrito pelo lado positivo, abrindo, no entanto, neste artigo uma exceção, que possui, porém, um objetivo positivo, qual seja: o de propiciar que os empresários que o leiam possam realizar uma reflexão e se livrarem de mal hábitos que possam os …

OS SETE MAUS HÁBITOS DE EMPRESÁRIOS QUE FORAM (OU SERÃO) ESPETACULARMENTE MAL SUCEDIDOS Leia mais »

Leia Mais

APRIMORAMENTO AVANÇADO DE CEOs e CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO

Uma contratação equivocada de um CEO pode ter um impacto negativo muito relevante em uma organização. Do mesmo modo, a designação equivocada de um Conselheiro de Administração pode ter consequências muito negativas para a eficácia desse fórum. Normalmente esses profissionais se destacaram ao longo de suas carreiras no exercício de uma determinada área funcional, possuindo, …

APRIMORAMENTO AVANÇADO DE CEOs e CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO Leia mais »

Leia Mais

CRISE ECONÔMICA? FAÇA UM CHECK UP DE SUA EMPRESA

NOTA DO AUTOR: este artigo foi redigido em 16 de março de 2015, porém ao relê-lo recentemente, fiquei impressionado com a sua atualidade, em especial para o período pós-pandemia, para o qual as empesas precisam se preparar imediatamente, caso queiram sobreviver! Por tal razão mantive a sua redação exatamente como foi originalmente elaborada. CRISE ECONÔMICA? …

CRISE ECONÔMICA? FAÇA UM CHECK UP DE SUA EMPRESA Leia mais »

Leia Mais

VOCÊ SABE O QUE É UM TURAROUND? TALVEZ ELE SEJA CAPAZ DE SOLUCIONAR GRAVES DESAFIOS QUE SUA EMPRESA POSSA ESTAR ENFRENTANDO!

Em tempos de crise profunda como os que estamos no momento vivendo no Brasil, todas as empresas serão afetadas fortemente, sendo que aquelas que possuem deficiências nos terrenos da gestão e da governança corporativa verão que as consequências dessasfragilidades aflorarão todas ao mesmo tempo, criando uma situação crítica, que poderá colocar em risco a sua …

VOCÊ SABE O QUE É UM TURAROUND? TALVEZ ELE SEJA CAPAZ DE SOLUCIONAR GRAVES DESAFIOS QUE SUA EMPRESA POSSA ESTAR ENFRENTANDO! Leia mais »

Leia Mais

CONVOLAÇÃO DE DÍVIDAS PARA SUPORTAR O OPEX

Constitui um fundamento da Microeconomia que a equação fundamental para o equilíbrio de qualquer agente econômico é dado pela expressão em inglês: IRRLTCF>WACC, onde: • IRRLTCF indica a TAXA INTERNA DE RETORNO DO FLUXO DE CAIXA DE LONGO PRAZO • WACC indica o CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL. A razão da importância fundamental dessa equação …

CONVOLAÇÃO DE DÍVIDAS PARA SUPORTAR O OPEX Leia mais »

Leia Mais

EM SUA EMPRESA VOCÊ TEM APENAS EMPREGADOS OU TAMBÉM EMPREENDEDORES INTERNOS?

Bem vindo prezado leitor. A resposta que você possa dar à pergunta que dá título aopresente artigo pode fazer toda a diferença para que sua empresa possa alcançar a suaPLENITUDE ou continuar correndo os riscos de sofrer das “patologias” que podemacometer uma organização em estágios menos desenvolvidos de sua evolução ao longodo seu CICLO DE …

EM SUA EMPRESA VOCÊ TEM APENAS EMPREGADOS OU TAMBÉM EMPREENDEDORES INTERNOS? Leia mais »

Leia Mais
× Como posso te ajudar?