Metodologia

De modo geral nossos trabalhos se iniciam através da realização de uma DIAGNOSE ABRANGENTE a respeito do contexto onde se situam os nossos Clientes, para isso buscando ouvir cuidadosamente os seus acionistas/quotistas, conselheiros, dirigentes, gerentes e demais pessoas-chave pertinentes, bem como, sempre que possível, uma amostra de fornecedores e clientes da organização, através da realização de um CICLO DE ENTREVISTAS, quando também buscamos identificar e obter cópias de documentos relevantes.

Objetivamos com a realização desses contatos, adquirir uma visão abrangente e fundamentada a respeito desse contexto (o que designamos de “visão de helicóptero”), de modo a identificar as QUESTÕES ESTRATÉGICAS CRÍTICAS nele existentes e suas respectivas fundamentações.

Com isso também buscamos estabelecer relações pessoais de confiança e de colaboração mútua com todos que tenham sido entrevistados, o que consideramos ser de importância fundamental para o sucesso do que venha a ser desenvolvido subsequentemente.

Estruturamos todas as informações assim obtidas, bem como as percepções que delas tenhamos extraído, sob a forma de um material destinado a possibilitar a validação de nossas conclusões por parte das pessoas que sejam designadas para tal finalidade pela Direção Superior da Organização-Cliente, realizando o que denominamos de REUNIÕES ESTRUTURADAS DE VALIDAÇÃO.

Objetivamos com a sua realização obter a melhor coincidência de pontos de vista que seja possível entre as pessoas-chave existentes no contexto de nossos Clientes, bem como uma clara identificação e caracterização das QUESTÕES ESTRATÉGICAS CRÍTICAS nele presentes, tendo em vista a nossa convicção de que, caso se consiga concentrar o foco das atenções de suas Administrações Superiores em seu equacionamento, o direcionamento que seja dado a cada uma delas e ao seu conjunto influenciará decisivamente o que venha a ser feito pelos demais níveis da  organização com as miríades de outras questões que ocorrem em uma instituição, evitando que dispersem a atenção e esfalfem desnecessariamente os seus principais dirigentes.

Para cada uma dessas QUESTÕES ESTRATÉGICAS CRÍTICAS propomos a estruturação de um ou mais PROGRAMAS DE AÇÃO, para o que buscamos identificar e propor quem deveriam ser os seus mais eficazes COORDENADORES e PARTICIPANTES MULTIFUNCIONAIS

Nos propomos a participar tão ativamente quanto for julgado necessário pela Direção Superior de nossos Clientes da execução de cada um e do conjunto de PROGRAMAS DE AÇÃO, que tenha desse modo definido, pelo período e com a intensidade que for considerada adequada, para isso disponibilizando nossos Consultores-Sênior para compor as equipes dos diferentes programas.

As equipes multifuncionais assim constituídas, além de potencializarem uma dimensão de DESENVOLVIMENTO na organização, possibilitam, em paralelo, efetivar um forte aprimoramento de suas OPERAÇÕES, bem como dão partida, de modo naturala um intenso PROCESSO DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL, que, em seu coroamentopode dar origem ao estabelecimento de uma UNIVERSIDADE CORPORATIVA na organização, capaz de perpetuar esse processo transformador, fazendo com que passem a ser “empresas que aprendem (learning organizations) e feitas para durar (built to last)”, tal como já tivemos a oportunidade de realizar junto a diferentes organizações.

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Esses desenvolvimentos podem inclusive dar origem a um novo e dinâmico MODELO DE GESTÃO, capaz de promover a “horizontalização da empresa” e criar um ambiente muito propicio ao afloramento de talentos para se transformarem em “empreendedores internos, ou seja, colaboradores que atuem com espírito de dono, tal como ilustrado através do digrama apresentado a seguir:

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No decorrer desses trabalhos procuramos estimular o desenvolvimento de MODELOS INFORMATIZADOS DE SIMULAÇÃO DO NEGÓCIO DA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO, que constituem ferramentas extremamente poderosas para que os seus Dirigentes possam com ele “dialogar”, considerando um conjunto de hipóteses (premissas de planejamento, “e se” ou “what if”), e verificando os resultados que seriam obtidos (“resulta que” ou “it results”), tal como ilustrado através do diagrama apresentado abaixo:

ESTRUTURA MODULAR TÍPICA DO PAINEL DE CONTROLE DE UM MODELO INFORMATIZADO DE SIMULAÇÕES QUE TEMOS DESENVOLVIDO PARA VÁRIAS NATUREZAS DE NEGÓCIOS E DE ORGANIZAÇÕES

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Também procuramos estimular no decorrer desses trabalhos o aprimoramento da dimensão de PLANEJAMENTO EMPRESARIAL, através do estabelecimento de um elenco articulado e integrado de PLANOS EMPRESARIAIS, tal como abaixo ilustrado, sendo que grande parte de suas projeções podem ser realizadas através da utilização dos recursos do MODELO DE SIMULAÇÕES acima mencionado.

INTEGRANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AO PLANEJAMENTO TÁTICO

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Esses aprimoramentos em planejamento podem servir de base para o desenvolvimento de INDICADORES-CHAVE DESEMPENHO (KPIs), bem como a sua organização em PAINÉIS DE CONTROLE, personalizados às necessidades e peculiaridades da organização, tal como abaixo ilustrado:

UMA ESTRUTURA DE KPIs

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EXEMPLO ILUSTRATIVO DE UM PAINEL DE CONTROLE

Os diferentes botões de ação possibilitam acessar as informações a eles relacionadas em diferentes níveis de detalhamento:

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A estrutura de KPIs assim estabelecida possibilita realizar consultas às informações em vários níveis de detalhamento através de sua importação de diferentes Bases de Dados, inclusive existentes em ERPs (Sistemas Integrados de Gestão), conforme ilustrado abaixo:

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As informações assim geradas podem ser disponibilizadas através da utilização de diferentes naturezas de dispositivos, conforme abaixo ilustrado:

COMO AS INFORMAÇÕES PODEM SER DISPONIBILIZADAS

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Dependendo do porte e complexidade da organização, poderemos desenvolver e implantar um CENTRO INFORMATIZADO DE COORDENAÇÃO E GESTÃO, tal como abaixo ilustrado, e que constitui o “estado da arte” em termos de instrumento para governança corporativa e gestão empresarial:

IMAGEM ILUSTRATIVA DE UM CENTRO INFORMATIZADO DE COORDENAÇÃO E GESTÃO

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